Estudo bíblico sobre a Sabedoria de Deus
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A Sabedoria de Deus |
Neste estudo bíblico, Jó trata principalmente da questão da sabedoria. Jó afirma que existe sabedoria humana, mas é pequena e mínima em comparação com a sabedoria de Deus. Também veremos como Davi trata a questão da sabedoria de uma forma mais otimista no livro dos Salmos.
Estudo bíblico sobre a Sabedoria de Deus
Em Romanos 11.28-32, Paulo explica a equalização de todas as pessoas - tanto judeus quanto gentios - que é revelada no Evangelho. Ele já escreveu extensamente sobre isso em 1: 18-3: 20, e efetivamente resumiu em 3: 22-24:
'Não há diferença, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, e são justificados gratuitamente por sua graça por meio da redenção que veio por Cristo Jesus.'
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Aqui em 11: 28-32 Paulo reafirma isso:
Tanto judeus como gentios são desobedientes a Deus.
Isso significa que a salvação de qualquer um só pode ser em termos de misericórdia, nunca de mérito.
Isso abre neste estudo biblico toda a questão da salvação para todas as pessoas - tanto os (desobedientes) gentios e os (agora revelados como desobedientes) judeus. Enquanto a salvação é vista de acordo com o mérito / desempenho, ela não está aberta a todos - ela está aberta apenas para aqueles que podem merecê-la. (E Paulo demonstrou claramente que ninguém pode!)
Mas porque a salvação é, pelo Evangelho, mostrada como sendo dada gratuitamente com base na misericórdia, ela está disponível para todos (independentemente de sua desobediência presente). A presente desobediência dos judeus não pode anular a promessa feita aos patriarcas de que a justificação é pela fé, não pelas obras - uma bênção trazida a todas as nações da terra por meio de Jesus Cristo, o filho / descendente prometido dos patriarcas (Gênesis 12: 3; 18:18; 22:18; 26: 4; 28:14).
'A Escritura previu que Deus justificaria os gentios pela fé, e anunciou o evangelho de antemão a Abraão: “Todas as nações serão benditas por teu intermédio.”' (Gálatas 3: 8)
Paulo conclui sua exposição do evangelho (Romanos 1:18 - 11:32) com uma doxologia de louvor (11: 33-36) na qual ele exalta a sabedoria, conhecimento, juízos e mente de Deus.
Nós, com nossa sabedoria limitada , nos relacionaríamos com ele com base em nosso próprio mérito (11:35), buscando a recompensa de Deus pelo que fizemos por ele.
Deus, em sua sabedoria insondável , conhece e opera de uma maneira muito superior: ele sabe que nunca poderíamos merecer a salvação, ele sabe que não podemos por nossos próprios esforços obter a absolvição legal e o direito à vida eterna por nosso próprio mérito.
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Assim como tudo o que existe deve sua origem e existência presente a ele, também nossa salvação - nossa crença, nosso arrependimento, nossa vida com ele - deve sua origem, sua existência presente e seu propósito a ele:
'Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
Que ele seja glorificado sempre! Amém.' (11:36)
Nessa doxologia em louvor à sabedoria de Deus, Paulo apresenta seu argumento final contra um conceito de salvação e vida com Deus baseado no mérito. Deus simplesmente não opera dessa maneira. Somos nós, humanos, que concebemos uma forma antropocêntrico e egoísta de se relacionar com Deus. Em nossa insignificância, desejamos essa reivindicação pessoal à fama, esse significado pessoal, de que, por meio de nossos esforços, possamos mover a mão de Deus para nos aceitar e permitir que entremos na vida com ele.
Não tão.
Todas as coisas vêm de Deus. Todas as coisas são por meio de Deus. Todas as coisas são para Deus. Até a nossa salvação.
Deixe-nos, portanto, deixar de lado, vamos enterrar, nosso desejo humano de ganhar e manter a salvação por nosso próprio desempenho, e nessa rejeição, naquele sepultamento, demos a ele a glória que lhe é devida.
O Senhor é a nossa salvação: não confiamos em nós mesmos, mas nele.
E precisamos fazer uma pausa aqui e nos perguntar: este é talvez o significado mais profundo da declaração de Jesus de que devemos negar a nós mesmos? Que, para segui-lo, devemos renunciar a todo pensamento de que somos de alguma forma dignos da salvação que ele nos dá gratuitamente? Que, ao segui-lo, devemos cessar nossos sentimentos arrogantes de mérito pessoal e descansar somente em sua misericórdia e graça? Que o sigamos, não para 'sermos salvos', mas porque ele, o glorioso Senhor, Deus sobre tudo, é digno.
Obrigado por nos acompanhar neste estudo biblico de hoje sobre a Sabedoria de Deus!
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